Quando se fala em “voluntariado”, muitas pessoas o veem como algo distante. Parecem ser atividades reservadas a poucos, heróis e heroínas que doam seu tempo pelo bem comum. Mas a realidade é que o engajamento social é mais simples e comum do que parece. Basta olhar em volta.
Muitas pessoas já praticam o voluntariado sem perceber. Quem ajuda em eventos de arrecadação na igreja, distribui marmitas à população em situação de rua ou recolhe lixo de praias, praças e parques está contribuindo. O voluntariado é uma ferramenta poderosa de transformação. Ele conecta pessoas a diferentes contextos e questões sociais, promovendo impacto positivo no mundo.
O voluntariado começa com o desejo de contribuir para o bem coletivo. Se você já sente essa vontade, o próximo passo é se conectar com uma organização social que ofereça oportunidades. Essa motivação inicial é o suficiente para começar.
Para manter esse compromisso, é preciso dedicação. Embora a falta de tempo seja um dos maiores desafios, segundo a pesquisa “Despertar para o Voluntariado” conduzida pelo Atados, há muitas formas de se engajar. Ações pontuais, que têm início, meio e fim, podem se encaixar no cotidiano e demandar menos tempo.
Quer saber por onde começar? Acesse Atados e encontre uma oportunidade perfeita para sua disponibilidade, habilidades e causa do coração.
O Atados nasceu em 2012 com o objetivo de mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade. Trabalhamos para construir uma sociedade participativa, consciente e engajada. Fazemos isso por meio de:
1. Plataforma digital: gratuita, conecta ONGs e voluntários.
2. Projetos com empresas: criamos ações de impacto social e fomento ao voluntariado.
3. Projetos autorais: desenvolvemos iniciativas para fortalecer o engajamento social.
4. Fortalecimento de rede: oferecemos apoio contínuo às ONGs e voluntários para fortalecer o terceiro setor.
Com uma rede de mais de 4 mil ONGs e 260 mil voluntários, o Atados conecta quem quer fazer a diferença. A plataforma é o coração dessa conexão, onde organizações compartilham oportunidades de voluntariado para pessoas de todo o Brasil, presencialmente ou à distância.
Acreditamos que o voluntariado é uma troca, um verdadeiro “ganha-ganha”. A pessoa voluntária apoia uma causa e também ganha com a experiência, como:
Desenvolver habilidades: tanto pessoais quanto profissionais, especialmente soft skills, como liderança, empatia, resiliência, criatividade e autoconhecimento.
Bem-estar: o voluntariado aumenta o bem-estar emocional e psicológico, trazendo satisfação e sensação de pertencimento.
Novas realidades: voluntários têm a oportunidade de interagir com comunidades e culturas diferentes, promovendo uma compreensão mais inclusiva.
Impacto social: ao apoiar uma organização social, você contribui para transformações positivas na sociedade.
Para jovens, além dos benefícios acima, o voluntariado traz ainda mais vantagens:
Horas complementares: em muitos cursos, as horas de voluntariado são exigidas como horas complementares na graduação.
Experiência no currículo: uma ótima forma de começar a carreira. Em áreas como tecnologia e comunicação, o voluntariado ajuda a construir um portfólio.
Rede de contatos: o voluntariado fortalece conexões e pode abrir portas para futuras oportunidades profissionais.
Chame amigos e familiares para participar com você. Ainda segundo pesquisa realizada, dos que já haviam realizado alguma ação de voluntariado, 67,3% disseram que foram incentivados por conhecidos, como amigos, familiares e colegas de trabalho.
Comece participando de uma atividade pontual, que não demande uma habilidade específica ou experiência prévia. Com o tempo, você pode dedicar mais horas, atuando de forma mais recorrente
Ao transformar o desejo de ajudar em ação, o voluntariado se torna uma poderosa força de transformação social. Juntos, podemos construir uma sociedade mais participativa e solidária, onde cada contribuição importa. Quer se voluntariar? Acesse a plataforma Atados e confira as vagas disponíveis!
____
Janaína Rosa da Silva Ferraz é líder da área de Redes e Comunidade no Atados, sendo responsável pelo relacionamento com voluntários (as) e ONGs. Com formação em Relações Públicas pela USP e especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC, já atuou, no Atados, com projetos de voluntariado corporativo atendendo áreas de responsabilidade social de clientes como Fundação Volkswagen, Samsung e Metlife.
Acompanhe-nos nas redes sociais: