Recursos para trabalhadores da reciclagem
Catadores de várias partes do país passaram a enfrentar grande dificuldade em função da Covid-19. Sem trabalhar para não se contaminar com o novo coronavírus e para não ser vetor de transmissão da Covid-19, esses profissionais tiveram cortes drásticos em suas rendas. A interrupção da cioleta é um ato de coragem e de amor ao próximo, mas é feita a um custo alto. Brasileiros deveriam reconhecer esse gesto e recompensá-lo, suavizando o impacto da pandemia nas vidas dos catadores brasileiros. Com isso em mente, a ONG Recicleiros decidiu agir e ajudar catadores a ficar em casa em condições seguras e dignas.
A Recicleiros é uma ONG fundada em 2007 assessora prefeituras na implementação da coleta seletiva inteligente e oferece a empresas resultados certificados de logística reversa de embalagens pós-consumo com responsabilidade socioambiental e conformidade com a Política Nacional de Resíduos. A equipe da Recicleiros defende a redução drástica da quantidade de resíduos enviados para aterros e lixões, a inclusão socioprodutiva qualificada e o desenvolvimento da cultura ambiental.
Em tempos de pandemia, a ONG se propôs liderar um movimento de assistência para 121 catadores em 5 cidades do Brasil. Somando catadores e suas famílias, mais de 400 pessoas têm recebido ajuda através dos esforços da Recicleiros, de seus parceiros e apoiadores.