Mapa do Acolhimento
O Mapa do Acolhimento é uma plataforma que conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a uma rede de terapeutas e advogadas dispostas a ajudá-las de forma voluntária e gratuita.
A plataforma surgiu em 2016 para combater a cultura do estupro e oferecer acolhimento psicológico e jurídico para vítimas em todo o país. Após um caso escandaloso de estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro, noticiado a larga escada no Brasil e no mundo, a precariedade de serviços e equipamentos público que compõem a rede de enfrentamento da violência contra meninas e mulheres ficou evidente. Por isso, o Nossas resolveu agir. O Nossas é um laboratório de ativismo, uma ONG que mobiliza cidadãos e fomenta redes de solidariedade.
O Mapa do Acolhimento foi concebido, enfim, para que mulheres pudesse receber apoio psicológico e orientação jurídica de qualidade e de graça. Hoje o projeto está em todos os estados do Brasil e são milhares de atendimentos realizados todo mês.
Quando a Covid-19 chegou ao país, o Nossas teve que inovar. Assim, substituiu atendimentos presenciais por atendimentos online – respeitando todas as orientações do Conselho Federal de Psicologia e da OAB. Mulheres em isolamento social correm risco redobrado porque estão frequentemente em casa com seus agressores. O Mapa do Acolhimento e outras iniciativas criadas para proteger meninas e mulheres estão se esforçando para acolhê-las.