Fundo para Mães e Trabalhadoras Informais Afetadas pelo covid-19

O Instituto Embarque é uma ONG com sede em Paraisópolis, a maior favela da cidade de São Paulo. Mais de 40 mil pessoas vivem na comunidade e dentre elas há milhares de jovens cujo sonho é entrar na universidade. De cada 100 alunos brasileiros que começam a estudar, apenas 59 concluem o Ensino Médio antes dos 19 anos. Destes, menos de 10 seguem rumo ao Ensino Superior. São exatamente estas estatísticas que o Instituto Embarque trabalha para melhorar. A ONG, criada em 2007, oferece aulas preparatórias para os principais vestibulares do país e aulas complementares de Matemática e Língua Portuguesa para os jovens de Paraisópolis.

Quando a Covid-19 chegou em Paraisópolis, os voluntários do Instituto Embarque se uniram aos voluntários do cursinho popular Carolina de Jesus e criaram uma vaquinha online para ajudar as mães dos alunos, de funcionários e colaboradores que perderam seus empregos devido a pandemia. A iniciativa nasceu com objetivo de ajudar mães solteiras e trabalhadoras informais da comunidade de Paraisópolis oferecendo renda básica de R$ 400 durante o isolamento. A rede de solidariedade que surgiu para ajudar jovens a entrar na universidade decidiu ajudar também as mães da comunidade, porque as mães precisam ter segurança financeira para que seus filhos possam sonhar.

Há pouco mais de duas semanas no ar, a campanha #redeapoiomaes já atingiu 80% da meta proposta.Isto só foi possível graças ao apoio de todxs que de alguma forma tem contribuído para que mais mães e mulheres que tiveram a vida atingida pela crise da Covid-19 possam ser apoiadas. Sabemos bem qual é o lado da corda que estoura nos momentos mais difíceis. E é neste tempo, em que mães e mulheres batalhadoras vivem dias ainda mais difíceis, que a união é questão de primeira grandeza, e nada melhor que uma voz poderosa, de uma artista que traz consigo toda a potência de sua ancestralidade para somar forças e ecoar em alto e bom som a importância de “Pensar a felicidade no Coletivo”. Falta muito pouco!!! Soma conóis… Muito obrigadx a Elen Oléria! @ellenoleriaMuito obrigadx a todxs que somam nesta campanha.

Posted by Instituto Embarque: Projeto Chance e Sala de Embarque on Wednesday, April 15, 2020
Em duas semanas, a campanha de apoio às mães de Paraisópolis atingiu 80% da meta proposta

[CAPOL REDE DE SOLIDARIEDADE]Salve! O Chance é um cursinho popular que atua na comunidade de Paraisópolis. Por conta…

Posted by CAPOL – Centro Acadêmico de Políticas Públicas UFABC on Sunday, March 29, 2020
O cursinho popular Chance, também sediado na comunidade de Paraisópolis, aderiu à rede criada pelo Instituto Embarque e pelo cursinho popular Carolina de Jesus

Em tempos difíceis , como o que atravessamos agora em 2020, atos de solidariedade se multiplicam! A campanha #redeapoiomaes é mais uma das muitas ações que ocorrem mundo afora.Sabemos bem que no Brasil às mulheres, majoritariamente negras, residentes das periferias são as que carregam o maior peso pela desigualdade secular, desigualdades estas expostas no machismo, na violência doméstica e na solidão pesada de chefiarem seus lares e os manterem, muitas vezes sem nenhum tipo de apoio.O que podemos fazer frente à esta dura realidade? Muitas (os) se uniram para tentar apoiar essas guerreiras, Marias do dia a dia que nunca desistem.Nesta corrente vão se juntando mais e mais pessoas.GOG é uma delas! Um expoente do Hip Hop nacional. @gogpoetaDenunciando por meio do Rap os maus-tratos praticados contra o povo preto, pobre e periférico!Faça como GOG , procure alguma campanha de sua confiança e:Segue aí o link da campanha pessoalhttp://vaka.me/954533ApoieCompartilheDoeCompartilha aí galera

Posted by Instituto Embarque: Projeto Chance e Sala de Embarque on Friday, April 17, 2020
Vozes de Paraidsópolis pedem apoio para as mães trabalhadoras informais da comunidade

Realização

GIFE

Apoio

Alana
B3
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Telefônica Vivo
Fundação Lemann
Fundação Tide Setubal
Instituto ACP
Instituto Unibanco
Itaú Social
Laudes Foundation