Cuidando de quem cuida
Desde o início da pandemia, não são poucos os relatos de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus que são contaminados, adoecem e são afetados psicologicamente e eticamente pelas decisões do dia a dia nos hospitais e postos de atendimento e no contato com a família.
Dar proteção, segurança e um mínimo de conforto e acolhimento a eles – médicos e médicas, psicólogos, enfermeiras e enfermeiros e tantos outros técnicos e gestores de área de saúde – tem mobilizado também a sociedade civil. Da arrecadação de recursos para compra e doação de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como máscaras, luvas e aventais, até cuidados com a família e com a saúde mental desses profissionais, as iniciativas se multiplicam pelo país.
Salvando Vidas é uma campanha de arrecadação para apoiar profissionais na linha de frente em hospitais filantrópicos de todo o país. Cada real investido é dobrado pelo BNDES
Protege BR articula ações, centros de saúde e informações sobre produção de EPIs e outros produtos hospitalares em todo o país para suprir necessidades de profissionais de saúde
UFMG e Instituto dos Advogados de Minas Gerais lançam campanha para compra de insumos e materiais médico-hospitalares
Em Pernambuco, a campanha Avental do Bem foi iniciada para garantir aventais cirúrgicos para proteção dos médicos.
A proposta do Agir para Salvar Vidas é conectar gratuitamente psiquiatras e psicólogos com profissionais da área da saúde e outros que estão ativamente na luta contra a pandemia do COVID-19 no Brasil.
Voluntários ajudam profissionais de saúde em Curitiba a meditar para controlar o estresse causado pela pandemia
Plataforma Visit Now oferece hospedagem gratuita para profissionais de saúde protegerem suas famílias e se recuperarem das jornadas. Vídeo da plataforma aqui.
