Campanha promovida pela Associação Comunitária Monte Azul

A Associação Comunitária Monte Azul, que há 41 anos atua no desenvolvimento integral de crianças, jovens, adultos em quatro núcleos na periferia da cidade, desde março mobilizou diversos parceiros nacionais e internacionais e pessoas físicas, que com gestos solidários doaram recursos financeiros e materiais para sua campanha de enfrentamento ao coronavírus: para apoiar as famílias dos atendidos e comunidades do entorno – localizadas no Jardim São Luiz, Jardim Monte Azul e Jardim Horizonte Azul, para fortalecer o trabalho das equipes de saúde e para a sustentabilidade institucional. A campanha beneficiou em sua primeira etapa 2033 famílias e em sua segunda etapa 3328 famílias, arrecadando até o momento R$ 560.428,00, além de um montante enorme de cestas básicas, alimentos, cobertores, fraldas, roupas, produtos de higiene, máscaras e álcool em gel.

Os colaboradores das áreas pedagógicas da Associação vêm atuando por meio de trocas, conversas, aprendizados e se fortalecendo para realizar atendimentos online às crianças e jovens, se aproximando das famílias, de suas rotinas, realizando entregas e junto com parceiros, minimizar o impacto da pandemia. E os colaboradores da saúde seguem atuando de forma intensa e cuidadosa, buscando levar um atendimento integral e orientação à população, de forma presencial e online no Ambulatório Médico Terapêutico Monte Azul, nos postos de saúde e em visitas às comunidades.

“É emocionante ver o quanto essas pessoas têm se dedicado em ajudar nossa comunidade. Sinto que estamos vivendo tempos de muita dor, angústia, mas também uma linda oportunidade de nos tornarmos seres humanos mais humildes e acima de tudo solidários. Meu coração se enche de alegria e de esperança cada vez que vejo tantas ações. A todos os movimentos de doações de alimentos, roupas, cobertores, entre outros, o nosso muito obrigada.” Ana Elisa, educadora do 4o ano da Escola de Resiliência e moradora da comunidade Horizonte Azul.

Sentimento de integração, apoio e atendimento humanizado durante a pandemia

As áreas pedagógicas apadrinharam as 13 unidades do Núcleo Estratégia Saúde da Família da Associação Comunitária Monte Azul nas festividades do ano. Para dar um suporte emocional às equipes de saúde que estão na linha de frente, presentearam as unidades com mais de 2000 tsurus, decorações juninas, lanternas, vídeos e mensagens afetivas.

Inúmeras ações humanizadoras que combinam arte, solidariedade e saúde foram realizadas nas UBS para encorajar as equipes e a população atendida, como esta canção feita pela equipe da UBS Parque Santo Antônio: 

A Casa Angela, iniciativa da Associação Comunitária Monte Azul e referência em parto humanizado, registrou maior procura de gestantes neste período de pandemia e segue com suas atividades formativas de forma online.

Mais sobre a Associação Comunitária Monte Azul

Fundada em 1979, a Associação Comunitária Monte Azul é orientada pelo pensamento antroposófico, que atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do ser humano, baseado na Pedagogia Waldorf, na Medicina ampliada pela Antroposofia e Pedagogia Social. Atualmente, a instituição gerencia 18 programas que agregam cerca de 250 colaboradores nos trabalhos desenvolvidos nos núcleos Monte Azul, Peinha e Horizonte Azul. Os atendimentos nas áreas de educação, cultura e saúde voltam-se diretamente para mulheres gestantes, bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas com deficiência. Em 2001, nasceu o quarto núcleo, Estratégia Saúde da Família – ESF, responsável por 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 4 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA), 1 Serviço de Diagnóstico e Terapia (SADT) e 1 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e 1.500 colaboradores diretos.

Realização

GIFE

Apoio

Alana
B3
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Telefônica Vivo
Fundação Lemann
Fundação Tide Setubal
Instituto ACP
Instituto Unibanco
Itaú Social
Laudes Foundation