Campanha Costurando Solidariedade

== SOBRE A CAMPANHA

A chegada do Coronavírus trouxe impactos imediatos sérios para quem empreende e trabalha dentro de princípios de produções justas e éticas. É o caso de uma série de trabalhadoras e trabalhadores do mercado do vestuário, que fornecem serviços a pequenas marcas e empresas preocupadas com uma forma mais ética de consumo e, neste momento, se vêem obrigadas a paralisar seus serviços e perder sua única fonte de renda.

Além das dificuldades comuns a quem depende da venda do seu produto para se manter, a necessidade de isolamento agrava as possibilidades de fornecimento dos seus serviços a clientes e parceiros. Ficar em casa, a atitude mais importante a se tomar no momento, é também uma condição difícil porque significa não ter dinheiro para a sobrevivência da sua família.

A campanha foi um sucesso, e não só arrecadou 126% da meta de R$15.000, como também trouxe novas possibilidades e parcerias.

== ARRECADAÇÕES

No dia 01/04 lançamos a campanha no site da Vakinha.com com uma meta de R$15.000 a serem arrecadados em 15 dias. Com nossa equipe regular e algumas voluntárias conseguimos realizar um mapeamento de rede bem detalhado e potencializamos o alcance de nossa campanha.

Utilizamos nossas redes sociais, mailling, cadastro de parceiros/as, amigos/as, parentes, e nos integramos a diversas outras organizações que estão em ações na luta contra as consequências da COVID19. Graças a essa grande mobilização, antes do prazo esperado conseguimos chegar em 100% da meta no dia 15/04, um dia de muita comemoração e esperança que aqueceu nossos corações ♥

Mesmo atingindo 100% da meta decidimos por manter a campanha aberta por mais dias, pois as doações continuavam chegando, e o compromisso com os empreendimentos estava mantido.

Assim, tivemos o seguinte total:
♣163 Doações via Vakinha.com, incluindo pessoas físicas e empresas parceiras (até 18/05): R$ 18.870,29
♣ 06 Doações depositadas em nossa conta bancária, incluindo pessoas físicas e empresas parceiras (até 18/05): R$ 6.309,42
♣ Total arrecadado R$ 26.179,71

== REPASSES

Os critérios adotados para os repasses foram previamente definidos antes da Campanha, baseados no nosso Diagnóstico feito em março. Conversamos com todas as 70 pessoas atendidas pela Rede Design Possível para compreender como elas e eles estavam sendo impactados pela pandemia da COVID19. Perguntamos sobre a saúde física e mental, condições das suas famílias, se a pessoa tinha apoio da família ou se sustentava a família, se o grupo tinha algum fundo de reserva, como era a situação de suas residências, como estavam pensando em lidar com algumas semanas ou meses de isolamento, se tinha alimentos, itens básicos, etc.

Dessas 70 pessoas, 35 estavam em condições de vulnerabilidade mais grave, podendo ter que se expor a riscos devido a falta de recursos para cobrir necessidades básicas. Assim, definimos, em acordo com os beneficiários, a divisão: 24 pessoas receberam R$640,00 cada uma, 10 que compunham uma mesma família receberam R$1400 no total, e 1 pessoa que estava cadastrada desistiu pois conseguiu outra renda. Total de repasses: R$16.760,00.

Somado a esse valor também tivemos as taxas do site Vakinha.com e taxas bancárias de transferência, totalizando R$ 2.093,31 de despesas extras.

O saldo final dos recursos foi de R$ 7.326,40. Com esse valor “a mais” que arrecadamos da campanha foi possível elaborar a FASE 2, que contamos abaixo para vocês.

== FASE 2: MÁSCARAS COM PREÇO JUSTO

A FASE 2 da Campanha consiste em:

★ Doação II: destinar R$ 3.611,30 aos 14 grupos que são atendidos pela Rede Design Possível, para compra de materiais, despesas dos grupos, etc. São eles: Cardume de Mães, Cooperativa Libertas, Cooperativa RetrosVest, Giro Sustentável Entregas, Ateliê Daniela Andrade, Santa Costura Assessoria, Panos & Linhas, Ateliê Ala Loucos Pela X, Pano pra Manga, Griffe Criolê, Ateliê Hiroko Oiara, Costuramente, Coletivo Trans Sol, Conkistart.

★Compra de máscaras para doação: utilizar o restante dos recursos para comprar 200 máscaras confeccionada pelos grupos. Já doamos 20 máscaras para as agricultoras que abastecem o Coletivo Comerativamente e doaremos mais 180 máscaras para comunidades e projetos sociais.

★ Venda de máscaras de proteção com preço justo: em conjunto com um trabalho de conscientização sobre a necessidade de se pagar um preço justo nas máscaras de proteção, estamos apoiando os grupos de confecção na comercialização de máscaras.

Funciona assim: divulgamos a venda de kits de máscaras para nosso parceiros, seguidores, clientes, amigos/as, parentes, e direcionamos os pedidos para os grupos – dividindo a produção entre eles e organizando conforme a localização geográfica do cliente. Dá uma olhada na nossa campanha sobre preço justo de máscaras de proteção: https://www.facebook.com/designpossivel/

== PARCEIROS E MÍDIA

Como parte da campanha acionamos uma série de parceiros/as antigos/as e novos. Vamos contar um pouquinho sobre cada um deles, como parte dos nossos sinceros agradecimentos:

Umê Kimonaria: A Umê Kimonaria é uma marca autoral que produz suas peças artesanalmente com amor e de forma ética na cidade de São Paulo. Elas direcionaram 20% das vendas de todos os kimonos vendidos no período do dia das mães para nossa campanha ♥ O sucesso foi tão grande que nos permitiu pensar em uma FASE 2 da Campanha.

Closet BoBags: A Closet BoBags é um marketplace de aluguel e venda de bolsas e acessórios de luxo, baseados no conceito de economia colaborativa. A marca leiloou uma de suas bolsas e toda renda arrecadada foi revertida para a campanha.

Comerativamente: O Comerativamente é um coletivo autônomo cujo foco central é a alimentação e a agricultura, trabalhando especialmente com compras coletivas de alimentos e produtos de higiene e saúde, numa parceria direta entre produtores e consumidores. O coletivo fez uma doação direta para a Campanha e doou as máscaras de proteção para as agricultoras que fornecem os alimentos.

Maria Valentina: A Maria Valentina é uma marca de vestuário feminino, que doou 30 peças para as mães que participam dos grupos que fazem parte da Rede Design Possível e mais 150 peças da marca para reverter os valores para os projetos do Design Possível.

Moda Limpa: Moda Limpa é uma iniciativa que trabalha com Moda Sustentável em diversos eixos e ações. Na campanha elas criaram uma série de conteúdos para disseminar os conceitos de economia solidária e a discussão sobre os custos de confecção de máscaras de tecido que foram apresentados pela Rede Design Possível. A Marina De Luca, fundadora do Moda Limpa, entrevistou Alice e Julia sobre o assunto.

Blog Economia em Sol Maior – Portal Conexão Planeta: O Blog é uma criação da jornalista Monica Ribeiro e traz sempre assuntos ligados à Economia Solidária, negócios sociais e outros modos de se mover no mundo, gerando inclusão e impacto. Ela nos ajudou fazendo uma matéria especial logo no início da Campanha.

Para quem doar – Rede Globo: O Portal de Rede Globo aprovou a inscrição de nossa campanha na seção Para Quem Doar, criada especialmente para indicar campanhas e fundos relacionados à COVID19 com os quais as pessoas podem contribuir.

COVID Radar: O Covid Radar é um coletivo de mais de 40 empresas e organizações coordenando esforços e compartilhando dados para enfrentar os desafios da Covid-19 no Brasil. Essa rede de organizações criou um portal voltado a cadastrar e divulgar iniciativas, e também aceitaram a inscrição da nossa Campanha.

ANUP Social – Associação Nacional das Universidades Particulares: A ANUP Social se propõe a ajudar na construção de uma sociedade mais justa através da formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento social e a sustentabilidade. Eles divulgaram nossa campanha no Guia de Iniciativas COVID19 – para ajudar e ser ajudado.

Fundação Banco do Brasil e BNDES: Desde setembro de 2019 estamos executando um projeto com o apoio da Fundação Banco do Brasil e BNDES, chamado “Redes de Confecção Possíveis e Solidárias empoderando mulheres”. Graças a esse projeto pudemos dedicar cerca de 80% do tempo da equipe para cuidar da Campanha e demais ações relacionadas ao apoio aos empreendimentos.

Realização

GIFE

Apoio

Alana
B3
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Telefônica Vivo
Fundação Lemann
Fundação Tide Setubal
Instituto ACP
Instituto Unibanco
Itaú Social
Laudes Foundation