Boleto +1

No dia 16 de março de 2020, no início da quarentena por conta da pandemia de Covid-19, um grupo de cinco amigas resolveu ajudar outras mulheres com um gesto simples, mas transformador. A história começou quando a atriz e professora Janaína Kremer postou em seu perfil na rede social Facebook dizendo que gostaria de fazer algo para ajudar mulheres que estavam sem trabalho durante a quarentena. Logo em seguida, a amiga Livia Paschoal criou um grupo de Facebook, o batizou de Boleto +1 e convocou mulheres em condições de pagar um ou dois boletos a mais por mês.

O grupo iniciou trabalhos à todo vapor, ajudando cada vez mais mulheres que passavam por necessidade, com trabalhos cancelados. O grupo criado para pagar boletos em aberto de mulheres que haviam perdido renda por causa da Covid-19 se provou uma ferramenta potente. A rede de solidariedade fundada pelas amigas do Rio Grande do Sul reuniu em menos de um mês dezenas de milhares de mulheres em todo o Brasil.

Além disso, esse gesto inspirou a criação de centenas de iniciativas semelhantes. Para fazer um pedido de ajuda o grupo se Facebook, é preciso criar um novo post, descrevendo sua situação e explicando como os demais membros podem ajudar. Só é permitido pedir uma ajuda por vez. As solicitações, então, vão para aprovação das administradoras. Além disso, é possível divulgar seu trabalho no grupo. Mulheres contam de suas ocupações e oferecem serviços. Aulas de yoga, venda de bolos, serviços de costura são exemplos de serviços divulgados por usuárias do grupo Boleto +1 em situação financeira crítica, são os serviços oferecidos a essa recém-formada rede e solidariedade. Conectando mulheres capazes de ajudar e mulheres precisando de ajuda, esse grupo de amigas gaúcha é evidência de que pequenos gestos podem ter grandes resultados.

Atualmente, as duas idealizadoras da iniciativa e mais três voluntárias administram a página de Facebook. A ideia desse grupo de amigas era simples mas funcionou: criou-se uma rede de ajuda financeira e afetiva.

Grupo “Boleto +1” no Facebook ajuda mulheres a pagar as contas

Realização

GIFE

Apoio

Alana
B3
Ford Foundation
Fundação Bradesco
Fundação Telefônica Vivo
Fundação Lemann
Fundação Tide Setubal
Instituto ACP
Instituto Unibanco
Itaú Social
Laudes Foundation